Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão) O que é? Para que serve? Como fazer consultas

O Sibec (Sistema de Benefícios do Cidadão) é uma página da internet desenvolvida pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso a todas as informações pertinentes aos benefícios dos cidadãos inscritos em programas sociais, entre eles o Bolsa Família que beneficia mais de 20 milhões de pessoas, cuja maioria desses brasileiros está abaixo da linha da pobreza e também, dados sobre o Seguro Desemprego e PIS/PASEP.

As Instâncias de Controle Social – ICS do Programa Bolsa Família utilizam o Sibec para acessar os relatórios e acompanhar as informações das famílias cadastras quando possuidoras do login autorizado pelo gestor do programa.

Esse acesso aos relatórios do Sibec permite que as ICS obtenham as seguintes informações:

  • Tomar conhecimento de quais famílias do Programa Bolsa Família obtiveram concessão de benefícios;
  • Saber quais das famílias que tiveram benefícios concedidos e ainda não possuem os seus cartões para saque;
  • Consultar as principais informações cadastrais e de benefícios do responsável legal da família e seus dependentes;
  • Verificar se as famílias constantes da folha de pagamento do município estão dentro dos critérios de renda do programa para receberem o benefício;
  • Fazer o acompanhamentodas ações de gestão de benefícios do Bolsa Família realizadas pelo gestor municipal: Bloqueio, desbloqueio, cancelamento e reversão de cancelamento.

O ICS, também pode acessar relatórios analíticos para acompanhamento operacional: relatório de cartões emitidos e não ativados por períodos de 180 dias, relatório mensal com histórico da gestão dos benefícios pelos municípios e de benefícios rejeitados, de cartões emitidos com nome, endereço, data de nascimento, número do NIS e município de origem do beneficiário titular.

Também, tem acesso às folhas de pagamentos geradas mensalmente com informações sobre a situação do benefício, valor e competência inicial e final, relatório de benefícios não pagos, respeitando o prazo de validade de 90 dias para o saque e dados sobre os últimos três meses e outro demonstrando a evolução de benefícios no município, com a quantidade de inclusão e desligamento de famílias no município.

sibec o que é

Quem pode participar?

Participam do Sibec as famílias enquadradas dentro do limite de renda e demais regras dos programas sociais, e inscritas no SISVAN da Bolsa Família – Sistema para Vigilância Alimentar Nutricional. Instrumento governamental de mapeamento da condição alimentar e nutricional da população.

Como acessar?

Para ter acesso às informações é necessário entrar na página do Sibec da internet e cadastrar o NIS – Número de Inscrição Social do cidadão que recebe o benefício do Bolsa Família,que pode ser encontrado no cartão do programa recebido no momento da inscrição presencial e uma senha que deverá ser digitada a cada novo acesso ao site.

Depois de cadastrado no Sibec o cidadão que tem direito a benefícios de programas sociais pode consultar as informações a respeito de seus benefícios de forma simples e rápida sem ter a necessidade de ir pessoalmente a uma das agências da Caixa Econômica Federal.

O Sibec realmente trouxe transparência ao uso do dinheiro público por meio da consulta pública do Bolsa Família que fornece todas as informações sobre os valores pagos e quais foram os gastos com famílias beneficiadas em cada estado e em cada município, o que minimiza o risco de fraudes.

Informações que podem ser acessadas por órgãos públicos federais, estaduais e municipais ou por qualquer cidadão.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply