Recurso INSS: consulta online, documentação necessária e passo a passo.

Apesar de toda a facilidade e praticidade proposta pelo portal Meu INSS, muitas pessoas ainda apresentam muitas dificuldades ao realizar a consulta do seu recurso INSS pela internet ou não sabem como consultar seu recurso INSS online.

Se você faz parte deste grupo de pessoas, não se preocupe! Hoje nós aprenderemos de uma vez por todas a como consultar seu recurso Inss Online de maneira simples e prática.

Veremos a seguir as principais informações e detalhes de como você deve fazer sua consulta para que não aconteça nenhum imprevisto indesejado.

Consulta online: como é o processo?

Recurso INSS: consulta online, documentação necessária e passo a passo.

Sabendo que, nem sempre um contribuinte concorda com uma decisão emitida pela previdência social, existe a opção de contestar essa decisão por meio de um recurso INSS online. Para que seja encaminhado este recurso ao CRPS, o cidadão deve analisar e contestar a decisão por meio do recurso que está sendo realizado.

Após se informar, tomar conhecimento da decisão que será contestada e apresentar o seu recurso ao CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), você receberá um protocolo deste recurso em questão e poderá acompanha-lo pelos correios ou pela internet.

Consultar uma informação relacionada ao INSS nunca foi tão fácil! Podendo realizar a consulta por meio de um portal, você tem acesso a diversos serviços oferecidos pelo mesmo sem ao menos sair de casa, visto que para fazer acesso a este portal, basta ter internet.

Permitindo ao cidadão verificar o andamento de procedimento de recurso, este portal apresenta ao contribuinte uma maior comodidade, sem a necessidade de se deslocar até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social e ter que perder tempo em filas para realizar este procedimento.

Veremos a seguir tudo que você precisa saber para consultar seu recurso INSS online, para que assim, você acompanhe seu recurso de onde você estiver e sempre que precisar.

O que preciso para consultar o recurso INSS pela internet?

Para que você possa acompanhar o andamento do seu recurso, você precisa aguardar um pouco após fazer o seu envio, já que existe um prazo de até 30 dias para o encaminhamento do recurso para o CRPS.

Você precisará do protocolo do recurso para que faça a consulta do mesmo, e caso o seu recurso ainda não tenha sido protocolado, você pode realizar um atendimento no site ou pelo número de telefone 135, de segunda a sábado das 07:00 às 22:00.

Para que possamos realizar a consulta, precisamos ter em mãos alguns dados do titular do benefício. Veja a seguir os dados necessários para realizar a consulta:

  • Nome completo do contribuinte: Este é um dado fundamental para que você possa realizar sua consulta online, mas caso o nome do contribuinte não esteja de acordo com o sistema do INSS, não será possível prosseguir com este procedimento.
  • Protocolo do recurso: Este protocolo é fornecido no momento do atendimento que é feito pelo INSS, onde você receberá o número do benefício. Tenha muita atenção e não perca este protocolo, já que a perda do mesmo impossibilita o acesso ao andamento do recurso que está sendo requerido.
  • Data de nascimento: Não se esqueça de ter em mãos a data de nascimento do contribuinte, sendo que a mesma deve estar correta e constar no sistema do INSS.
  • CPF do contribuinte: É extremamente necessário ter o CPF em mãos. Revise com atenção ao inserir as informações deste documento, já que este também não pode estar incorreto.

Após garantir a veracidade e autenticidade de todas as informações inseridas no portal Meu INSS, basta aguardar o resultado da sua pesquisa.

Passo-a-passo para realizar a consulta

  1. Para realizar a consulta do Recurso INSS é bastante simples. Primeiramente basta que entre no site: http://agendamento.inss.gov.br/pages/agendamento/selecionarServico.xhtml.
  2. Depois de entrar no site, você deve digitar seu protocolo, seu número de CPF e o número do benefício, nas caixas igual a imagem abaixo. Em seguida digite os números verificadores que aparecem na caixa e clique em “Consultar”.

Pronto, você já tem a resposta de como está o andamento do seu pedido de recurso junto à Previdência Social. Não se preocupe se não aparecer, as vezes demora um pouco para atualizar o sistema.

Caso não consiga, você sempre pode ligar 135 para se informar, a atendente vai dizer como anda o seu pedido.

Em quanto tempo sai o resultado da pesquisa do recurso INSS?

Recurso INSS: consulta online, documentação necessária e passo a passo.

É de grande importância saber que o resultado da pesquisa do recurso em questão depende do INSS, já que este resultado só será disponibilizado, caso o INSS tenha procedido à instrução do processo de requerimento do recurso.

Caso não tenha sido encaminhado o processo para o Conselho de Recursos da Previdência Social após a protocolização do recurso, você pode se dirigir até uma Agência da Previdência Social e solicitar uma informação, ou caso prefira, você pode cadastrar uma reclamação na ouvidoria do Ministério da Previdência social pelo site ou pelo número de telefone 135 na Central de Atendimento.

Posso adicionar novos elementos ao pedido?

Sim. O ato de adicionar novos elementos ao pedido de recurso INSS deve ser realizado no guichê do órgão julgador do CRPS ao protocolar o seu recurso.

Você pode adicionar novos documentos ao seu recurso, até antes do seu processo ser apregoado em sessão de julgamento. Após essas mudanças serem feitas, o processo será devolvido ao INSS para que haja conhecimento e manifestação das alterações.

Caso você tenha alguma dúvida com relação a alterações do seu recurso, você pode ligar gratuitamente para a Central de Atendimento do INSS pelo número de telefone 135, de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply