Prouni 2019 – Inscrições, Lista de Espera, Resultado, Nota de Corte

Realizar o sonho de entrar para a faculdade e se profissionalizar é mais fácil com o Prouni, programa governamental voltado à concessão de bolsas de estudo para universitários. Conheça, a seguir, mais sobre ele e como se inscrever para o processo seletivo de 2019.

O que é o Prouni?

prouni logo

Trata-se do Programa Universidade para Todos, criado pelo Ministério da Educação com a finalidade de oferecer bolsas de estudo para pessoas de baixa renda, que não conseguem pagar a mensalidade de cursos universitários.

A finalidade do programa é democratizar o acesso à educação superior, de modo a melhorar a qualificação profissional da população e aumentar sua possibilidade de conquistar um bom emprego.

O Prouni ocorre anualmente e em 2019 não será diferente, oferecendo dois tipos de bolsas de estudo para os inscritos: integrais e parciais de 50%, sempre em instituições privadas de ensino superior.

Quem pode participar do Prouni 2019

O interessado em conquistar uma bolsa Prouni 2019 deve cumprir pré-requisitos que são estabelecidos pelo Ministério da Educação. A seguir, conheça quais são eles e se seu perfil se encaixa no que é exigido:

  • Não possuir diploma de curso superior;
  • Ter cursado o ensino médio em escola de rede pública ou privada, na condição de bolsista integral;
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, no caso da bolsa integral. Para a parcial, a renda familiar pode ser de até três salários mínimos por pessoa;
  • Ter feito a última edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e atingido 450 pontos, no mínimo, além de nota acima de zero na redação.

Inscrições Prouni 2019

Interessado nas bolsas do Prouni 2019? Se cumprir todos os requisitos estabelecidos, é só realizar a inscrição no programa, no período indicado pelo Ministério da Educação.

Por ano, são realizados dois processos seletivos Prouni, geralmente quando as matrículas são efetivadas pelas universidades, ou seja, no primeiro e no segundo semestre.

Quer saber de antemão quando a inscrição será aberta? Então, fique de olho no site oficial do programa, no link http://siteprouni.mec.gov.br/, onde as datas de abertura e encerramento do processo seletivo 2019 serão divulgadas.

As inscrições para o Prouni 2019 serão realizadas pelo site oficial do programa e de forma gratuita. Para isso, siga este passo a passo e faça sua adesão para concorrer a uma bolsa:

  • Acesse http://siteprouni.mec.gov.br/;
  • Clique em “Fazer inscrição”;
  • Selecione instituições de ensino superior e cursos que tenha interesse. É possível escolher até dois cursos e duas universidades;
  • Informe o número de inscrição no ENEM e a senha usada no exame;
  • Finalize a inscrição.

Resultado Prouni 2019

prouni resultados

O resultado é publicado oficialmente no site do Prouni, normalmente em um prazo de 15 dias depois do término da inscrição. É importante ressaltar que pode ocorrer um atraso na divulgação, mas isto sempre é informado na página do programa.

Há, ainda, outras formas de verificar o resultado, sendo uma delas o canal de atendimento telefônico do Prouni, no número 0800 61 61 61. Vale ressaltar que essa é uma opção que tende a ficar sobrecarregada, especialmente na data oficial de divulgação dos resultados, portanto, é preciso ter paciência e tentar várias vezes.

Se preferir, existe a possibilidade de conhecer o resultado diretamente nas universidades escolhidas no momento da inscrição no programa, basta se dirigir a elas e verificar a lista de aprovados.

Lista de espera e vagas remanescentes

Oficialmente, são feitas duas chamadas durante o programa. Quem não conseguir a bolsa de estudo na primeira chamada entra para uma lista de espera, portanto, ainda tem chance de conseguir o benefício.

Se não for aprovado nessa segunda chamada, é possível se candidatar a vagas remanescentes, que são disponibilizadas quando as bolsas em cursos específicos não são preenchidas.

No caso das vagas remanescentes, há uma mudança significativa em um dos pré-requisitos para participação no processo seletivo: neste caso, o candidato pode utilizar resultados obtidos em qualquer ENEM feito a partir de 2010.

Nota de corte Prouni 2019

A nota do corte corresponde à pontuação mínima que um candidato deve atingir para ser aprovado no processo seletivo do Prouni. Essa quantidade de pontos é calculada automaticamente pelo sistema do programa e varia de acordo com o curso e ano.

Para 2019, as notas ainda não foram divulgadas, mas é possível ressaltar um fato: quanto mais concorrido for o curso, maior será a pontuação necessária. Normalmente, os cursos de medicina, administração, arquitetura, biomedicina e ciência da computação possuem notas de corte altas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply