Pronatec: Como Funciona? Para quem é Indicado?

Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa do Governo Federal, criado em 2011, que tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de capacitação profissional e tecnológico para jovens e adultos de baixa renda, visando melhorar o Ensino Público e a qualificação da mão de obra.

Desde a sua criação, realizou a matrícula de mais de 1,3 milhões de novos alunos, atingindo um número aproximado de 4.300 municípios brasileiros.

Para saber mais sobre como o programa funciona, veja os tópicos abaixo:

  • Para que serve o Pronatec?
  • Como funciona este programa?
  • Quem pode se inscrever?

Para que serve o Pronatec?

Pronatec: Como Funciona? Para quem é Indicado?

Gerenciado pelo MEC, o Pronatec é uma iniciativa que busca, também, promover democratização do ensino, por meio da oferta de vagas de acesso ao ensino técnico gratuito – proporcionando, assim, mais perspectiva de emprego à população e estímulo à economia pela qualificação da mão de obra.

No sentido de melhorar a oferta e qualidade da educação técnica e profissionalizante, alcançando o maior número possível de pessoas, foram criadas diferentes modalidades para a oferta de cursos técnicos, sendo eles:

  • Integrado;
  • Concomitante;
  • Subsequente;
  • Pronatec EJA.

Integrado

Modalidade para a alunos que desejam estudar em uma instituição que ofereça Ensino Médio e educação técnica profissionalizante. Destinada a alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental.

Concomitante

Estes cursos são para estudantes do Ensino Médio que querem realizar o curso técnico ou profissionalizante em uma instituição de ensino parceira do Pronatec.

Subsequente

Destinados àqueles que estão em busca de uma especialização profissional e já terminaram o Ensino Médio.

Pronatec EJA

Estes cursos são destinados aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

Como funciona este programa?

O Pronatec se subdivide em 4 subprojetos:

  • Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;
  • Programa Brasil Profissionalizado – equipagem de laboratórios e construção, reforma e ampliação de escolas técnicas estaduais;
  • Rede e-Tec Brasil — oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional, na modalidade à distância;
  • Acordo de Gratuidade com o Sistema S, por meio do qual o SENAI, SENAC, SESC e SESI, passam a oferecer cursos gratuitos para estudantes de baixa renda e trabalhadores;
  • Bolsa-Formação — oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos, em instituições que atuam na educação profissional e tecnológica.

Pelas parcerias com instituições públicas e privadas, são oferecidos cursos de diversas áreas de atuação, de acordo com a escolaridade de cada candidato, além das bolsas que facilitam ainda mais a oportunidade de ensino oferecida pelo subprojeto Bolsa-Formação.

Para utilizar os benefícios do programa, é necessário se inscrever no programa. As inscrições podem ser realizadas pelo Sisutec ou diretamente nas instituições onde são oferecidos os cursos.

Quem pode se inscrever?

Pronatec: Como Funciona? Para quem é Indicado?

Qualquer um pode se inscrever, porém é dado prioridade para alunos do ensino médio da rede pública, participantes do Bolsa Família, agricultores, indígenas e pessoas com deficiência.

Existem duas formas de inscrição para o Pronatec: diretamente na Instituição, que oferece vagas para o programa, ou pelo Sisutec. Acesse o site oficial do Pronatec, para consultar as vagas oferecidas na sua localidade. Oportunidade de vagas são abertas durante todo o ano. Fique atento!

Vale ressaltar que os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC apresentam oferta contínua de vagas ao longo do ano. Procure estas Instituições para conhecer o calendário de matrícula do Pronatec.

Quem pode se inscrever pelo Sisutec?

Algumas vagas do Pronatec são oferecidas, anualmente, pelo Sistema de Seleção Unificada de Educação Técnica — Sisutec. As inscrições, bem como as vagas são exclusivas para os alunos que já concluíram o ensino médio e fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém quem não realizou o Enem pode tentar as vagas remanescentes.

Das vagas reservadas, 85% são para alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou em instituições particulares com bolsa integral, independentemente da renda per capita familiar.

O Sisutec possibilita a escolha e aplicação para vagas gratuitas no Brasil inteiro. A inscrição e a escolha de cursos são realizadas em uma única etapa, dentro do período de inscrição, feita exclusivamente pela Internet, no portal SISU.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply