Presidente da República – O que faz? Funções e nomes dos presidentes brasileiros

O presidente da república é a maior autoridade do poder executivo, em suma, é o político que representa o povo na tomada de decisões de um país. No Brasil, o presidente também é o chefe das forças armadas, e assume o cargo eleito pelo voto popular majoritário por um período de 4 anos, se não reeleito.

As funções de um presidente da república vão muito além da “representatividade”. Para conseguir o cargo, é ideal que a pessoa eleita tenha envolvimento político para conseguir aprovar projetos no Senado, liderar frente de mudanças sociais e econômicas de acordo com as pautas que estipulou durante a eleição.

presidente da república

O que faz o presidente da república? 

Toda a empresa ou instituição precisa de um chefe para comandar e liderar um grupo de pessoas, da mesma forma ocorre com um País. É papel do Presidente da República gerir as decisões da melhor maneira possível para             que haja desenvolvimento de todas as áreas da sociedade.

Principais funções do Presidente da República

  • Administração estratégica – Envio de leis ao Congresso Nacional sobre inúmeros temas como: Criação de cargos, funções administrativas, criação de universidades federais, criação ou extinção de ministérios, entre outros;
  • Economia– Desenvolver estratégias políticas e econômicas para serem aplicadas em todo o país;
  • Sancionar ou vetar leis – É função do Presidente aprovar novas leis que estão em debate do legislativo brasileiro, com exceção das emendas constitucionais, nessas, o presidente pode somente sugerir alguma emenda, no mais, ele não participa de nenhum processo;
  • Relações internacionais -O Presidente é um figura importante nas relações de diplomacia com outros Países, por isso, ele realiza viagens, encontros com Presidentes de outros Países, firma acordos e parcerias;
  • Comanda as forças armadas – No Brasil, o Presidente da República é o chefe do Exército, Marinha e Aeronáutica, é responsabilidade dele nomear os comandantes e outros profissionais de alto escalão;

Na necessidade de tomar algum tipo de providência importante, é o presidente que as forças armadas devem se reportar.

Caso o presidente esteja ausente, quem tomara as providências necessárias nesse período é o vice-presidente, seguido pelo Presidente da Câmara dos Deputados, depois o Presidente do Senado e caso nenhum desses esteja disponível, a responsabilidade é transferida ao presidente do Supremo Tribunal Federal.

Presidentes do Brasil – Quais foram? 

No total, o Brasil já teve 37 Presidentes da República, alguns governaram por mais tempo, outros por menos. Como o país é fruto de uma democracia jovem e interrompida por quase 20 anos de ação ditatorial, aqui constam somente aqueles que foram eleitos pelo provo, conforme o regime democrático.

presidente da república quais foram

1889- 1891 – Deodoro da Fonseca

O primeiro Presidente do Brasil ficou na história, pois foi através dele que foram organizadas a nova república do País e suas principais leis. Na época, Deodoro da Fonseca foi eleito pelos revolucionários e o governo foi marcado pela instabilidade na política.

1894-1898 – Prudente de Morais

Foi o primeiro Presidente da República do Brasil eleito pelo voto do povo, além disso, ele se destacou porque não era militar. Foi um governante que evitava guerras e preferia usar a diplomacia para resolver os problemas do País.

1898-1902 – Campos Sales

Foi um grande Presidente, pois tentou ajudar o Brasil a sair da grande crise econômica da época, por isso, ele fez acordo com alguns bancos ingleses para pagar a dívida externa do País.

1902-1906 – Rodrigues Alves

Foi um Presidente de grandes feitos, em seu mandato, o Acre passou a pertencer ao Brasil, além disso, durante seu governo, o Brasil gozou de uma boa economia, segundo relatórios da época.

1906-1909 – Afonso Penna

Foi na gestão do Presidente Afonso Pena que as ferrovias para transporte de mercadorias começaram a ser construídas, um passo importante para a escoação de mercadorias.

1910-1914 – Hermes da Fonseca

Governo marcado por  algumas revoltas civis e militares, além disso, teve muita instabilidade política e necessidade de negociar a dívida externa.

1914-1918 – Venceslau Brás

O presidente teve que resolver conflitos entre militares e estados brasileiros, foi também nessa época que se deu início a 1ª guerra mundial.

1926-1930 – Washington Luis

Seu governo foi marcado pela construção de diversas estradas pelo país, cujo facilitou a circulação entre os estados brasileiros.

1930-1945- Getúlio Vargas

Talvez, um dos mais conhecidos presidentes da república, pois foi o que mais ficou no poder. Ele mudou a constituição, criou um estado novo e foi o que constituiu as leis trabalhistas. Apesar de ser considerado presidente até o seu primeiro mandato, depois, forjou situação em que conseguisse se manter no poder, liderando um processo ditatorial. Seus feitos em vida foram tão emblemáticos quanto seu suicídio.

1956-1961- Juscelino Kubitscheck

Foi o presidente que construiu Brasília. Ele acreditou no crescimento do Brasil, por isso, fez grandes investimentos e com isso, muitas dívidas.

1964-1967 – Humberto Castelo Branco

Foi nesse governo que começou a ditadura no Brasil. Humberto Castelo Branco foi o responsável pela censura na imprensa, exterminou partidos políticos da oposição e não permitiu que o povo votasse. Foi ele que impediu que o governo de João Goulart permanecesse, o qual defendia pautas que na época foram consideradas “comunistas” como a reforma agrária e a minimização da desigualdade social.

1979-1985 – João Figueiredo

Foi o último presidente do regime militar, entretanto, deu mais abertura para a democracia, pois permitiu a criação de dois partidos políticos. Além disso, foi um grande marco na modernização da agricultura e no processo de redemocratização do país, ainda que  no período de seu governo ainda existisse resquícios fortes do período ditatorial.

1990- 1992 – Fernando Collor de Melo

Foi o presidente eleito mais jovem do Brasil, mas seu governo foi marcado pelo envolvimento na corrupção e grande colapso na economia, por isso, sofreu impeachment com um movimento que marcou o Brasil (os caras pintadas).

1992- 1995- Itamar Franco

Fase em que a crise de inflamação foi resolvida com a criação do plano real, projeto econômico que vigora até hoje.

1995- 2003 – Fernando Henrique Cardoso

Governo marcado por muitas privatizações, boa aposta em políticas internacionais e também estratégias para melhorar a educação.

2003- 2011 – Luis Inácio Lula da Silva

Um dos presidentes mais populares do Brasil, após inúmeras tentativas para entrar no governo, ele conseguiu dois mandatos consecutivos. Ficou conhecido por criar medidas sociais que reduziram a pobreza e a desigualdade, entretanto, foi acusado de corrupção  e alguns anos depois condenado a prisão.

2011-2016 – Dilma Rousseff

A primeira mulher eleita presidente do Brasil teve um governo marcado pela forte crise econômica que assolou o país e uma crise política já presente há anos nas instituições, mas que por conta das investigações da Lava-Jato tomaram ainda mais conhecimento. Os principais feitos foram os programas de inclusão universitária como Programa Universidade Para Todos e o Pronatec e a aprovação da lei das cotas em universidades federais.

Sua rejeição no congresso e no Senado impediu que pautas de fossem à frente e  aceleraram o processo de impeachment sentenciado por uma ação que vários outros políticos da atualidade e do passado também cometeram.

Atualmente, o Brasil tem como presidente Michel Temer, ele assumiu logo que Dilma Rousseff foi afastada. No entanto, a liderança se mantém com popularidade das mais baixas já registradas entre 3% a 5% e com algumas pautas polêmicas como a reforma da previdência e a reforma trabalhista.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply