Poupatempo: O que é? Para que Serve? Veja mais aqui.

Implementado em 1997, pelo governo de São Paulo, o Poupatempo é um projeto que tem como finalidade agilizar e facilitar o acesso do cidadão a informações e serviços públicos, prestando atendimento à população de forma inclusiva, a sim de atingir todas as classes sociais sem discriminação ou privilégios.

Conta com cerca de 70 postos fixos de atendimento no estado de São Paulo, além do Poupatempo móvel — que percorre bairros, levando serviços que possuem grande procura mais próximos da população. Atende, assim, aproximadamente, 180 milhões de pessoas diariamente. Democrático e do povo, o Poupatempo, durante esses anos, realizou mais de 500 milhões de atendimentos para pessoas de todas as classes sociais.

Para saber mais sobre Poupatempo, para que serve e como se beneficiar deste serviço, veja os tópicos abaixo:

  • O que mudou com o Poupatempo?
  • Como se beneficiar desse programa em São Paulo?

O que mudou com o Poupatempo?

Poupatempo: O que é? Para que Serve? Veja mais aqui.

O programa totaliza 72 unidades — fixas e uma móvel -, que juntas registraram a média diária de 179,7 mil atendimentos. Em Bragança, no primeiro ano de atividade (2014-2015), foi registrado 193.873 mil atendimentos, resultando em 16 mil serviços prestados, em média, mensalmente. Entre os mais procurados estão emissões de: Carteira de Identidade, Carteira de Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e licenciamento de veículo.

Com contínua implementação de melhorias e introdução de novas tecnologias, foi possível a redução do tempo de espera e o aperfeiçoamento da qualidade de atendimento – o que antes levaria de 3 a 4 horas para o atendimento, hoje, é possível emitir uma carteira de habilitação em 12 minutos, e 8 minutos para emissão do RG.

Segundo o levantamento, os usuários consideram o programa bem organizado (98% dos entrevistados), que respeita o cidadão (97%), presta bom atendimento (97%) tem poucas filas (82%) e conta com funcionários atenciosos (96%) e bem treinados (93%). Foi, em 2018, considerado pelo quarto ano consecutivo “O Melhor Serviço Público de SP”, de acordo com o instituto de pesquisas Datafolha, divulgado pela Folha de S. Paulo.

Com todas essas qualificações, ele vem demonstrando o aumento do alcance dos serviços públicos à população, por meio do acesso, facilitado informações e postos de atendimento e possibilitando aos cidadãos garantirem seus documentos básicos, que além de um direito é também um dever. Esses documentos são essenciais para a participação em programas sociais, votar, acessar direitos trabalhistas, entre outros.

Como se beneficiar desse programa em São Paulo?

Em um único posto, o programa reúne um amplo leque de órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, como emissão de documentos pessoais (RG, CPF, CNH, Carteira de Trabalho), impostos e taxas, habilitação, entre outros. Atualmente, chega a oferecer mais de 400 serviços.

Para facilitar o dia a dia do cidadão, alguns postos possuem agendamento prévio, para serviços que possuem maior demanda e precisam de um tempo maior para conclusão, como a emissão de CNH e RG – permitindo, dessa forma, que a pessoa garanta o atendimento no horário que lhe for conveniente.

Como funciona o agendamento ?

Diversos desses serviços podem ser agendados pela Internet. Além de evitar fila, é possível programar a data certa para a realização do atendimento.

O Poupatempo Agendamento é uma ferramenta útil e simples de utilizar, possibilitando, em poucos minutos, o agendamento do serviço. Veja, abaixo, o passo a passo para agendar seu serviço com facilidade:

  1. Acesse o site do Poupatempo Agendamento. No topo da página, encontrará a opção Agendamento, clique nela; Em seguida, será redirecionado para a página de login;
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  2. Na página de login, caso já tenha cadastro, insira os dados requisitados. Se não possui cadastro, clique em Cadastre-se. Agora, é só preencher as informações solicitadas.
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  3. Terminado o cadastro, faça o login. Abrirá uma nova página, onde você deve escolher: o serviço desejado, a data, o horário e a unidade na qual deseja ter o seu atendimento. Confirme e pronto. Agendado!
  4. Em seu e-mail, você receberá um comprovante informando todos os dados do agendamento.

Além dessa ferramenta, o programa Poupatempo oferece diversos canais de comunicação, visando garantir que os cidadãos obtenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, como: prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços, horários de funcionamento dos postos, etc. sendo eles:

  • Portal: poupatempo.sp.gov.br;
  • Aplicativo de celular: SP Serviços;
  • Disque Poupatempo: 0800 772 3633 ou (11) 2930 – 3650;
  • Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo(no canto inferior direito da tela) e também no Messenger do Facebook, no seguinte link: www.messenger.com/t/PoupinhaSP;
  • Redes sociais: /poupatempo.sp.

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