Como gravar ligação do celular? Dicas e quando pode gravar

Já passou pela sua cabeça gravar alguma ligação onde foram ditas coisas que mereciam ser registradas para o futuro? O fato que gravar ligação pode te livrar de situações complexas, já que funciona como uma prova. Mas, calma, isso não quer dizer que você pode sair por aí gravando tudo, é apenas uma sugestão para se proteger, especialmente na contratação de alguns serviços.

Não importa o tipo de necessidade, seja pessoal ou profissional, gravar ligação é um recurso que está ao alcance de qualquer pessoa por meio de inúmeras ferramentas e aplicativos disponíveis para o Android e iPhone. Antes de fazer a instalação, no entanto, é importante estar ciente de como gravar sem estar cometendo qualquer ilegalidade.

Fale com um advogado à respeito se quiser utilizar isso de forma legal, saiba como proceder e quais os tipos de gravações são consideradas ilegais e não aceitas pela justiça. Afinal, cada caso é um caso e merece ser analisado em suas particularidades.

como gravar ligação

Dicas de como gravar uma ligação do celular

Existem diversos aplicativos que servem para gravar ligação, alguns aparelhos já vem com essa funcionalidade instalada, como é o caso dos aparelhos Asus e Lenovo. Caso o aparelho não disponha desta ferramenta basta instalar aplicativos compatíveis. Os mais famosos são:

call recorder gravar ligaçãoCall Recorder – Esse aplicativo é grátis e serve para android e IOS podendo ser usado de forma manual ou totalmente automático. Você pode alterar as configurações para que ele não grave coisas desnecessárias, ou seja, poderá definir quando gravar ligação ou ser configurado para gravar todo tipo de chamada desde o início, mesmo que a pessoa nem chegue a atender a ligação. O ponto positivo é que as ligações podem ser sincronizadas no Google Drive. o que oferece mais segurança no salvamento dos arquivos.

Você pode usar o call recorder para gravar ligação de watsapp, já que atualmente, as formas de comunicação são muito mais usuais por meio desse aplicativo. A única função que não consegue ser captada são as chamadas de vídeo.

Call X Gravador de chamadas– Esse aplicativo é indicado para o android, por meio dele, todas as chamadas são gravadas automaticamente, com um comando simples de “agitar ” o celular durante a chamada,  à partir disso, ele começa o registro.  É muito fácil de utilizar, com layout intuitivo e salvamento automático de todas as gravações no celular, as quais podem ser configuradas para salvar sincronizar automaticamente com o Dropbox.

As ligações são gravadas em mp3, guardadas no aparelho telefônico ou compartilhadas no drive do Google (nuvem). O usuário ainda pode enviá-las por e-mail.

Quais ligações devem ser gravadas?

Gravar ligação é uma questão rodeada de bastante polêmica, no entanto, vem sendo uma prática muito comum entre as pessoas. O assunto é complexo porque engloba a privacidade, direito a intimidade e legalidade, algumas pessoas tem dúvida se essa ação é um direito  do ser humano ou é configurado um crime.

Gravar ligação é crime em algumas situações, mas em outras não. Por exemplo:

Não se configura crime se a pessoa que está gravando participa da conversa, no entanto, se ela grava  um dialogo entre terceiros é necessário autorização judicial, ao contrário é configurado crime.

Existem situações em que as ligações podem ser gravadas, são elas:

  • Contratação de algum serviço;
  • Entrevistas de trabalho ( setor de RH);
  • Junção de provas para resolver alguma situação;
  • Prova trabalhista no ambiente de trabalho;
  • Útil para jornalistas em horário de trabalho;
  • Pesquisas de mercado por telefone;
  • Empresas que trabalham com atendimento ao cliente;

Por ser um assunto onde existem muitas controvérsias de opiniões vemos constantemente discussões sobre a validade das gravações como provas. Em algumas situações foram aceitas as gravações no tribunal feitas pelo empregado em conversa com seu empregador, onde foi detectado assédio moral.

A justificativa aplicada é que o interlocutor não gravou uma conversa de terceiros, mas o próprio dialogo com seu empregador, por isso,  a gravação foi considerada válida.

Caso tiver dúvidas com relação a validade legal de alguma gravação, é fundamental buscar orientação de um advogado.

Para saber qual é o melhor aplicativo para gravar ligação, a solução ideal é fazer o teste e avaliar qual é a opção mais adequada para o seu caso.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply