Como saber se tenho FGTS inativo? Veja aqui como fazer essa consulta.

O FGTS, ou Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito que o trabalhador possui. Esse dinheiro é depositado pelo empregador e, quando o contrato se encerra, o dinheiro fica na conta esperando a oportunidade para ser sacado. Isso é o FGTS inativo: o dinheiro depositado em uma conta da Caixa. Ma, o trabalhador só pode sacá-lo em determinadas situações.

Até em 2015, eram milhares de contas inativas com dinheiro parado, por esse motivo o governo liberou o saque desse dinheiro, para que os trabalhadores pudessem usar. Entenda mais sobre o que é o FGTS e como saber se tem FGTS inativo para sacar:

O que é FGTS inativo?

Como saber se tenho FGTS inativo? Veja aqui como fazer essa consulta.

O empregador deverá depositar mensalmente o FGTS de seus funcionários em uma conta da Caixa. No entanto, esse dinheiro ficará lá, podendo ser sacado somente em algumas ocasiões, como por exemplo, para dar de entrada em uma casa ou ainda quando é mandado embora sem justa causa. Porém, quando o funcionário pede a conta do serviço ou é mandado embora com justa causa, não pode sacar o dinheiro. Sendo assim, ele ficará lá na conta, sendo chamado de FGTS inativo.

Milhares de brasileiros possuíam uma boa quantia de FGTS inativo e não podiam usá-lo. Isso acontece porque esse dinheiro só poderia ser usado em algumas situações, sendo elas:

  • Para financiar a casa própria;
  • Aposentados;
  • Falecidos — nestes casos a família tem direito de sacar;
  • Vítimas de desastres naturais;
  • Pacientes diagnosticados com doenças em estado terminal ou doenças graves como AIDS ou câncer.

Caso o trabalhador tenha sido mandado embora, ele também poderia sacar esse dinheiro.

As contas inativas são aquelas que o funcionário não recebe mais depósitos porque não trabalha mais na empresa. Esse dinheiro é considerado o FGTS inativo. O valor fica no banco rendendo (baixíssimos) juros, e pode ser sacado em uma das citações descritas acima ou após 3 anos de inatividade, a partir do mês de aniversário do titular.

Para aplicar no mercado, o governo liberou o saque do valor total para o trabalhador.

Inatividade do FGTS: como saber se tenho?

Você pode consultar o saldo do seu FGTS de várias formas. Pode ser diretamente no banco Caixa Econômica Federal, Internet banking da Caixa, pelo site ou ainda pelo aplicativo. Para fazer essa consulta você precisará ter em mãos o número do PIS ou NIS. Se for até um caixa eletrônico da Caixa, leve seu Cartão Cidadão.

Após fazer a consulta você verá se tem ou não constas inativas de FGTS. Caso tenha, poderá solicitar o saque pra aproveitar do seu benefício.

Como consultar o saldo do FGTS inativo

Como saber se tenho FGTS inativo? Veja aqui como fazer essa consulta.

Para consultar o saldo do seu FGTS, use um dos seguintes canais:

  • Caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal;
  • Site da Caixa Econômica Federal;
  • Aplicativo da Caixa Econômica Federal;
  • Internet Banking da Caixa.

Em qualquer um desses canais você poderá consultar o seu saldo FGST inativo ou não. No entanto, para sacar o dinheiro é importante que sua conta tenha ficado inativa até 31 de dezembro de 2015. Contas inativas após esse período só é possível realizar o saque dentro das situações que dizemos lá em cima.

Como realizar o saque FGTS inativo 2018

O FGTS inativo ficou liberado para saque no ano de 2017. No entanto, em alguns casos é possível sacar o seu dinheiro agora em 2018. Será preciso comprovar que por algum motivo você não pode comparecer ao banco para o saque dentro do prazo estipulado.

Somente pessoas que sofriam com alguma doença que o impedia de ir realizar o saque ou ainda em casos de cumprimento de pena ou prisão restritiva. Se esse for o seu caso, basta dirigir-se até a Caixa Econômica Federal com um atestado médico, a certidão do órgão responsável ou a situação de reclusão. Mas atenção! Você só poderá fazer isso até o dia 31 de dezembro de 2018.

O dinheiro das contas inativas ficou disponível até julho de 2017. Após esse período, as regras para saque voltaram a ser as mesmas.

Consulte agora mesmo o saldo FGTS inativo ou não. Esse dinheiro pode ser muito útil, já que você poderá até mesmo comprar sua tão sonhada casa!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply