Consulta Seguro Desemprego – Para habilitação e Recebimento. Como fazer?

Existem três tipos de consulta ao seguro desemprego. A simples é somente para a consulta de saldo e para conferir quantas parcelas ainda há para receber. A consulta de habilitação é para confirmar se a solicitação do seu benefício foi aceito. Por último a consulta para agendamento do benefício. Veja aqui como saber se você tem direito à essa assistência financeira temporária, após sair de um emprego.

O benefício do seguro desemprego é concedido aos trabalhadores que perderam o emprego sem justa causa e que podem comprovar a demissão, ou seja, estavam trabalhando com registro na Carteira de Trabalho. O auxílio pode ser recebido por um prazo de 3 a 5 meses, dependendo de cada caso. Com esse dinheiro você pode se manter financeiramente, até achar um novo emprego para não ficar prejudicado pelo abono salarial. Caso seja demitido por justa causa você perde o direito ao seguro desemprego.

Consulta de habilitação para Seguro Desemprego

Quem já fez a solicitação do benefício e está esperando a liberação do dinheiro e das parcelas a serem recebidas deve fazer a consulta de habilitação. Neste caso, realize o seguinte passo a passo para consultar o seguro:

  1. Acesse o site Oficial do Ministério do Trabalho e Emprego (https://sd.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf);
  2. Informe o número do se PIS/PASEP (o n° que consta na sua Carteira de Trabalho);
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  3. Informe os caracteres da imagem de vetificação;
  4. Clique em “Consultar”;
  5. Você será redirecionado para a página de usuário. Lá, deverá constar as informações atualizadas sobre o recebimento (ou não) do seu benefício.

Consulta Seguro Desemprego On-line – Saldo

Para aqueles que se perguntam como saber se o seguro desemprego foi depositado, a Caixa Econômica Federal faz a atualização das informações na sua conta corrente aberta automaticamente na instituição. Veja como acessar o serviço, fazer o cálculo e consulta à suas informações pela internet:

  1. Acesse o site oficial da Caixa, no campo de benefícios (https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01);
  2. É necessário informar o seu número PIS/PASEP e a sua senha da Internet;
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  3. Caso ainda não tenha uma senha, clique em “Cadastrar Senha”;
  4. Com a senha em mãos, faça o login na ferramenta. Ao clicar em “Ok”, você será redirecionado para a página de usuário;
  5. Na nova página, poderá conferir o extrato dos pagamentos anteriores, quantas parcelas ainda faltam para que o seu benefício acabe e se o pagamento da parcela já caiu.

Quando é pago o seguro?

O dia de pagamento das parcelas é feito conforme cada tipo de profissional, de acordo com as demarcações listadas abaixo, veja em qual você está inserido:

  • Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia, contados da data de dispensa;
  • Bolsa qualificação – durante a suspensão do contrato de trabalho;
  • Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia, contados da data de dispensa;
  • Pescador artesanal – durante o defeso, em até 120 dias do início da proibição;
  • Trabalhador resgatado – até o 90º dia, a contar da data do resgate.

Como retirar?

Para os trabalhadores que tiverem conta Poupança (013) ou Conta Fácil, a parcela será creditada automaticamente na conta individual, bastando consultar diretamente com o cartão da Caixa e usar o aplicativo e os caixas eletrônicos para fiscalizar a movimentação de saldo. Não é preciso fazer o requerimento do seguro. Você automaticamente recebe as parcelas do seguro.

Já os beneficiários que não têm uma conta ativa na Caixa podem fazer a retirada do dinheiro do seguro desemprego em qualquer unidade lotérica conveniada com a Caixa ou diretamente nas agências e pontos de autoatendimento, mediante uso do Cartão Cidadão. Só é preciso ira em uma agência caixa mais próxima, ou utilizar o aplicativo caixa.

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Regras do Seguro Desemprego – Como solicitar?

A solicitação do seguro desemprego pode ser feita on-line, pelo site oficial do benefício ou presencialmente nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) ou no Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Antes de fazer a sua solicitação, confira se o seu caso encaixa-se de acordo com as condições abaixo, para o recebimento da assistência.  Se você está enquadrado nos pré-requisitos listados, você tem todos os direitos do seguro desemprego:

  • Ter sido dispensado sem justa causa;
  • Não ter renda familiar própria de qualquer natureza que garanta a sua manutenção;
  • Não ter benefício previdenciário e nem prestação continuada;
  • Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física;
  • Ter estado em um trabalho regular por, pelo menos, 3 meses;
  • Não ter feito solicitações recentes do benefício. Precisa ter passado, pelo menos, 12 meses da primeira solicitação.

Ficou alguma dúvida? Confira o site oficial da Caixa, para conferir as questões legais referentes ao recebimento do seguro desemprego. Para solução de problemas, utilize o número de atendimento 0800 726 0207.


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