Como fazer a consulta do PIS, para que serve e mais informações.

O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício garantido por lei para o trabalhador da iniciativa privada, assegurando-lhe o pagamento de até um salário mínimo vigente.

Tal programa tem como finalidade proporcionar uma melhor renda a profissionais que recebem salários baixos, funcionando como um Abono Salarial, de modo a complementar seu orçamento.

Quem tem direito ao PIS?

Como fazer a consulta do PIS, para que serve e mais informações.

Embora atraia boa parte dos trabalhadores, não são todos que têm direito ao benefício do PIS. Para poder recebê-lo, é preciso cumprir alguns pré-requisitos estabelecidos pelo programa, tais como:

  • Estar cadastrado no PIS há cinco anos, pelo menos;
  • Ter recebido até dois salários mínimos por mês, durante o ano-base considerado para concessão do benefício;
  • Ter realizado trabalho remunerado para uma pessoa jurídica por, pelo menos, 30 dias, sejam eles consecutivos ou não, durante o ano-base;
  • Ter informações repassadas pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Qual o valor do PIS?

O Abono Salarial tem valor proporcional ao tempo de serviço do empregado no ano-base. O cálculo efetuado para saber o montante exato a ser pago é simples: multiplica-se o número de meses trabalhados por 1/12 do valor do salário mínimo vigente.

Caso tenha dúvidas quanto ao valor exato do benefício, consulte o total diretamente no site da Caixa Econômica Federal, que é o órgão responsável pelo pagamento do Abono Salarial.

Como consultar PIS? Veja aqui o processo

Existem três formas de consultar PIS: no site oficial da Caixa Econômica Federal, no aplicativo do banco ou, então, pessoalmente em uma agência, sendo essas opções totalmente gratuitas.

Consulta de PIS on-line

  1. Acesse https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01;
  2. Informe o número do NIS (PIS/PASEP) do trabalhador;
  3. Digite a “Senha Internet”, se já tiver uma;
  4. Selecione “Não sou um robô”, o que autenticará o acesso;
  5. Clique em “Ok”;
  6. Selecione a aba PIS;
  7. Clique em “Consulta a pagamento”.
    Como fazer a consulta do PIS, para que serve e mais informações.

Quer realizar a consulta no site, mas não tem a Senha Internet? Este problema é fácil de ser contornado, é só cadastrar uma diretamente na página. Para isso, siga estas recomendações:

  1. Acesse https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01;
  2. Digite o número do NIS (PIS/PASEP) do trabalhador;
  3. Clique em “Cadastrar Senha”;
  4. Leia e aceite o contrato de prestação de serviço ao cidadão;
  5. Informe os dados pessoais solicitados na página, como nome completo, nome da mãe, data e município de nascimento, CPF, número de identidade e do título de eleitor;
  6. Confira os dados e selecione “Não sou um robô”;
  7. Clique em “Confirmar”;
  8. Crie a Senha Internet, que deve ter de 6 a 8 caracteres – procure utilizar uma que seja fácil de ser memorizada;
  9. Clique em “Confirmar”.

Com a Senha Internet em mãos, retorne à página inicial e faça o login no site, seguindo as demais orientações para consultar o PIS. Se o trabalhador cumprir todos os pré-requisitos da concessão de benefício, a página trará informações sobre liberação de pagamento e valor exato a ser recebido.

Consulta de PIS pelo celular

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular, procure e baixe gratuitamente o App “Caixa Trabalhador”;
  2. Toque sobre o aplicativo para abri-lo;
  3. Digite o número do NIS (PIS/PASEP);
  4. Selecione “Acessar”;
  5. Toque em “Consultas”.

Pronto! O aplicativo mostrará informações sobre o benefício, especialmente se o trabalhador tem direito a ele. No aplicativo, também é possível verificar calendários de pagamentos PIS e calcular o Abono Salarial a ser recebido.

Consulta PIS na Caixa

Se não conseguir realizar a consulta PIS no site ou App, existe a oportunidade de verificá-lo pessoalmente em uma das agências da Caixa Econômica Federal. Basta comparecer à unidade e apresentar um documento de identificação (carteira de identidade) e NIS (PIS/PASEP).

Como sacar o PIS

O saque do benefício pode ser efetuado a partir da data indicada no calendário de pagamento do PIS. Assim que o valor for liberado, há três formas de acessar o dinheiro:

  • Via Cartão Cidadão: quem possui o cartão pode efetuar o saque em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui;
  • Em agências da Caixa: opção destinada a quem não possui o Cartão Cidadão. Dirija-se a uma agência e apresente a carteira de identidade, para efetuar o saque;
  • Depósito em conta: modalidade disponível somente para quem tem conta individual na Caixa Econômica Federal, com saldo acima de R$1 e movimentação periódica.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply