Consulta Nota Fiscal Paulista: como funciona, cuidados e mais.

A Nota Fiscal Paulista, ou apenas NFP, é um programa da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Nele, todos os paulistanos podem reembolsar parte dos impostos pagos na compra de alguns produtos.

O programa tem muitos benefícios! Há um imposto chamado ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que os estabelecimentos pagam quando vendem produtos com nota fiscal. O problema é que muitos acabam sonegando impostos e não emitem essa nota. Para incentivar essa emissão, o governo criou o NFP.

Ao “colocar o CPF na nota” na hora de pagar uma compra no supermercado ou em uma loja de roupas, por exemplo, o consumidor receberá 30% do valor pago em ICMS. A empresa, por sua vez, será obrigada a emitir a nota fiscal.

Entenda como funciona e saiba como consultar:

Nota Fiscal Paulista: como funciona?

A ideia é simples: ao pedir a Nota Fiscal Paulista, o consumidor ganha um percentual pago em impostos e a empresa é obrigada a emitir nota. Isso diminui o número de sonegação de impostos e injeta dinheiro no mercado, já que uma parte voltará para o bolso do consumidor.

Todos os paulistanos têm direito de participar do programa, não sendo necessário cadastro para pedir sua NFP. Basta solicitá-la na hora da compra. No entanto, para conferir o saldo de créditos e solicitar a transferência, será necessário cadastrar-se no site oficial. Para fazer o cadastro é bem simples, veja:

  1. Acesse o site https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/;
  2. Abrirá uma tela de acesso, clique em:
    1. “Cadastro Pessoa Física”, para cadastrar um CPF;
    2. “Cadastro Pessoa Jurídica”, para cadastrar um CNPJ.
      Consulta Nota Fiscal Paulista: como funciona, cuidados e mais.
  3. Preencha os dados e clique em “Avançar”.

O valor arrecadado pelo consumidor é 30% do ICMS. Se o produto comprado é isento desse imposto, o comprador não receberá nada. Por esse motivo, alguns produtos acabam rendendo mais crédito que outros.

O consumidor poderá resgatar o valor creditado por meio da transferência para uma conta de sua titularidade ou ainda usá-la para pagar o IPVA.

Além do imposto, o participante concorre a sorteios, que podem render desde prêmios de R$10,00 a R$1 milhão. Para participar dos sorteios, é preciso fazer o cadastro no site.

Quando solicitar a NFP?

A Nota Fiscal Paulista pode ser solicitada no ato da compra, antes de pagar pelos produtos. Os vendedores já são treinados a perguntar se o cliente deseja “CPF na nota?”. Quando ele faz essa pergunta, quer saber se você participa da NFP.

Ao aceitar, basta dizer o seu CPF ou CNPJ. Pronto! O sistema irá calcular o valor do ICMS de acordo com o total da compra e creditará em seu nome os 30% de direito. Você pode solicitar a NFP em supermercados, farmácias, postos de gasolina, lojas de roupa, calçados, cosméticos e qualquer outro estabelecimento comercial.

Se você é um consumidor digital e faz compras on-line, automaticamente participará do programa, sem a necessidade de solicitar a NFP. Se você não sabia disso, corre lá no site fazer o seu cadastro, pois pode ter uma boa quantia para resgatar!

Passo a passo para consultar a Nota Fiscal Paulista

Fazer a consulta do seu saldo na Nota Fiscal Paulista é bem simples. Acesse o mesmo site em que você fez o seu cadastro, o https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/. Feito isso, siga os passos:

  1. Com a opção “Consumidor” selecionada, digite o seu CPF ou CNPJ e sua senha;
  2. Clique em “Acessar”;
    Consulta Nota Fiscal Paulista: como funciona, cuidados e mais.
  3. Na próxima tela, selecione o semestre que queira consultar;
  4. Digite o captcha (valor na imagem de segurança) e clique em “Consultar”.

Abrirá em sua tela uma planilha com todos os dados relacionados com seus créditos. Sendo o mês do calculo, o mês da liberação e o valor liberado (30% do ICMS). Apesar da arrecadação acontecer o ano todo, a liberação para transferência acontece apenas nos meses de outubro e abril.

É importante frisar que você pode usar o seu saldo quando quiser, desde que atinja o limite mínimo para transferência.

Você pode fazer uma pesquisa específica, clicando em “Consulta Avançada” na tela inicial. Digite o tempo que gostaria de consultar e terá informações detalhadas sobre aquele período.

O programa Nota Fiscal Paulista recentemente liberou o aplicativo. Com esse App, é possível consultar o seu saldo e fazer as transferências pelo seu Smartphone, utilizando o seu CPF e a sua senha já cadastrada.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply