Passaporte: como emitir o seu? O que é necessário e documentos

O passaporte é um documento oficial de identificação, feito para viagens internacionais, que é realizado pelo Departamento de Polícia Federal e pelas embaixadas no exterior. O custo da taxa atual para emitir o passaporte é de R$257, 25. É uma proteção para todos e uma garantia para as autoridades de que somos um cidadão que viaja dentro das legalidades. Com este documento em mãos, pode-se viajar de avião, navios e outras vias internacionais com total segurança e tranquilidade.

Se for viajar para fora do seu país de origem, é importante que tenha em conta que sem o passaporte a entrada em qualquer lugar do mundo não será permitida. Os únicos países que não pedem passaporte, apenas uma identificação com foto e validade de até dez anos (RG), são os países que fazem parte do Mercosul: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Ao fazer uma pesquisa rápida pela Internet, é possível ver histórias diversas pessoas a respeito do surgimento do passaporte. Independentemente de onde tenha surgido e em qual época foi datada a sua criação, o objetivo principal deste documento é identificar o cidadão de um determinado país de origem e dar permissão para que ele possa visitar outro lugar do seu interesse.

O que contém no passaporte

Passaporte: como emitir o seu? O que é necessário e documentos.

Para todos os países, o padrão é o mesmo: deve conter uma foto com um formato de 5×7, algum símbolo nacional, o nome completo do cidadão, a data de nascimento, a naturalidade, a data de emissão do passaporte e a data de validade, entre outras características.

Embora seja esse o padrão, alguns países têm adotado métodos mais complexos e diferenciados para dificultar fraudes nos passaportes, como a implantação de chips eletrônicos, que já foram introduzidos em países como a Austrália e União Europeia, e códigos próprios para serem lidos com leitura óptica ao invés de textos tradicionais.

Como e onde emitir

Para emissão do passaporte brasileiro, é necessário preencher um formulário exigido pela Policia Federal, contendo informações pessoais. Após o preenchimento e o pagamento da Taxa do passaporte, deverá ser agendado junto à própria PF (Instituição que realizada passaportes brasileiros), para que realize os demais procedimentos, como a entrega da sua documentação (veja abaixo) e uma entrevista com os responsáveis pela emissão, para conferir seus dados.

Esse preenchimento servirá para o agendamento do documento, lembrando que é importante prestar muita atenção na hora de preencher os dados no formulário, pois qualquer tipo de erro de digitação poderá fazer com que você volte para o início do processo da solicitação.

Caso você possua outra cidadania que não a brasileira, deverá verificar na união emissora do seu passaporte sobre como prosseguir, pois cada nação possui seu próprio sistema de emissão. Seguir pelo Site da Receita é somente para quem busca tirar o passaporte brasileiro.

Documentos necessários

Passaporte: como emitir o seu? O que é necessário e documentos.

Os documentos para tirar o passaporte são de acordo com o que se deseja ou precisa tirar, como: Passaporte de Emergência, Passaporte Comum – aquele destinado à brasileiros -, Passaporte para não brasileiros e documento de viagem concedido ao estrangeiro que é portador de um documento não reconhecido pelo governo brasileiro – chamado Laissez-Passer.
Vejamos os principais documentos necessários para o passaporte comum:

  • Documento de Identidade;
  • Comprovante de situação Eleitoral;
  • Passaporte anterior válido (se for o caso);
  • CPF;
  • Pagamento do passaporte (GRU).

Taxa de emissão

Lembra do que eu disse sobre a taxa para realizar o passaporte? Essa taxa é chamada de GRU (Guia de Recolhimento da Uniao). Após ter preenchido o formulário on-line no site da Policia Federal, será necessário o pagamento dessa taxa e agendar sua ida à PF para emissão do passaporte. Atualmente, essa taxa está em torno de R$257,25 para brasileiros residentes no país.

Uma informação importante é que a emissão do passaporte, independente do país, não garante a sua permanência fora do seu país de origem. Ele é um documento comprobatório, mas a permissão de entrada e permanência em algum país vai depender dos seus objetivos, depois da emissão de um Visto de viagem. Cada visto que você adquirir irá ser carimbado no seu passaporte como autorização de entrada em diversos países que não possuem acordo com o Brasil para a não apresentação do visto.

Não esqueça de ler e pesquisar no site da Polícia Federal e conferir outras informações detalhadas sobre vários temas a respeito desse importante documento de viagem!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply