Aplicativo FGTS – Como acessar, fazer consulta de saldo e extrato

O aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) agiliza a consulta do saldo, extrato e facilita o acompanhamento das contribuição da empresa, de forma que fica mais fácil para o trabalhador conferir se os saldos estão sendo postados corretamente todos os meses.

Fique atento ao baixar o aplicativo, pois tanto na Play Store quanto na Apple Store ele aparece com o nome da Caixa Econômica Federal (Caixa) e pode confundir os usuários. Aqui, você confere o passo a passo de como acessá-lo e as dicas para acessar os principais serviços de consulta.

Como acessar o Aplicativo FGTS

  1. Baixe o app, ele está disponível para celulares Android e iOS;
    baixar aplicativo fgts
  2. Assim que a instalação terminar acesse o aplicativo;
  3. Informe o número do seu NIS (consta na sua carteira de trabalho);
  4. Se esse for o seu primeiro acesso precisará criar uma senha no site da Caixa. Para isso clique na opção “Primeiro Acesso”;
    primeiro acesso fgts app
  5. Aceite os termos de contrato;
  6. Digite novamente o seu número de NIS (PIS/Pasep) sem usar hífens ou espaços;
  7. Preencha os seus dados pessoais como nome completo, nome da mai, data de nascimento, RG e o seu código de trabalhador. Ao terminar clique em “Próximo”;
    cadastrar senha fgts
  8. Crie uma senha, essa deverá ser usada em todas as outras vezes que for acessar o app. Para ser aceita é preciso ter de 6 a 8 caracteres entre números e letras. Ao terminar clique em “Cadastrar”;
  9. Você receberá um informe de que seu cadastro foi realizado com sucesso;
  10. Faça o login no aplicativo com o seu número NIS e a Senha que acabou de criar;
  11. você será redirecionado para a página inicial do usuário;
  12. Quem não está fazendo o primeiro acesso basta informar o número NIS e senha na página de login do app.

Como consultar o saldo

No menu lateral esquerdo você pode escolher o tipo de serviço que deseja utilizar. Ao clicar em “Consulta de saldo” saberá quanto já acumulou de acordo com o seu tempo de contribuição. Já na parte de “Extrato”, consegue acompanhar o depósito de valores que deve acontecer mensalmente pela empresa contratante.

Para saber se o seu saldo pode ser sacado basta conferir a sua situação. Quem está regularizado e não tem a conta inativa pode fazer o saque do valor, desde que se encaixe em situações liberadas para tal como morte de alguém da família, investimento em casa ou carro próprio ou gasto com saúde.
consulta saldo fgts

Anualmente são divulgados calendários para o saque dos valores contidos no fundo de garantia. Para realizar o saque é preciso ir até uma das agências da Caixa pessoalmente com seus documentos de identificação e solicitar o dinheiro. Quem tem o cartão cidadão ou conta aberta na Caixa também pode fazê-lo por meio dos caixas eletrônicos.

Já explicamos aqui em que situações você pode usar o seu saldo do FGTS.

Emissão de Extrato detalhado

Para conseguir um extrato detalhado da sua conta basta clicar sobre a opção que o seu aparelho começará a fazer o download de um arquivo PDF que ficará armazenado na parte de “Downloads” do seu smartphone. Já explicamos aqui como emitir o extrato do FGTS. Clique no link para visualizar o passo a passo completo.

extrato fgts consulta

Qualquer dúvida remanescente pode ser retirada pelos canais de atendimento da Caixa no 0800-726-2017 ou então diretamente no site oficial do sistema. Para mais informações de como usar o aplicativo da caixa confira o vídeo explicativo abaixo.

Agora que você já sabe como utilizar a ferramenta lembre-se de acompanhar se os valores estão sendo depositados em dia no local onde trabalha, assim, conseguirá manter o seu fundo de garantia em dia para possíveis necessidades no futuro.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply