Alistamento Militar – Como funciona? Datas, Documentos e Consulta de Situação

Todos os homens que completam 18 anos devem fazer o alistamento militar obrigatório. A tecnologia trouxe algumas vantagens que facilitam esse trâmite para todos os jovens em idade de cumprir com essa determinação, a partir de 2018 tornou-se possível fazer a consulta da situação e das datas de comparecimento pela internet.

O site de alistamento militar vai receber os cadastros no período determinado, o prazo é sempre de Janeiro a Junho do ano em que o jovem completar 18 anos de idade. Também é possível fazer o procedimento presencialmente, basta comparecer na Junta do Serviço Militar mais próximo da residência.

dispensa militar como conseguir

Documentos necessários

No ato da inscrição são solicitados os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade;
  • Carta de motorista ou carteira de trabalho;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Comprovante de residência com data de expedição de até 90 dias;
  • Duas fotos 3X4 e
  • Formulário de alistamento militar obrigatório devidamente preenchido.

Os homens brasileiros que vivem em outro país devem buscar os consulados brasileiros para realizar o alistamento militar.

Como funciona o alistamento militar

O primeiro passo é fazer o alistamento militar pela internet, no qual será preenchido um formulário.  Caso não puder fazer isso, compareça a um posto de atendimento militar mais próximo da sua casa.

É importante informar que aqueles que não fizerem o alistamento militar terão que pagar uma multa em dinheiro, o valor varia dada a correção monetária que se dá de 3 em 3 meses. Entretanto, isso não dispensa o candidato de fazer o cadastro – mesmo atrasado, permanece a obrigatoriedade. Caso contrário, não conseguirá retirar a reservista, a situação pode restringir a pessoa a:

  • Conseguir um emprego em alguma instituição pública, ou seja, fazer concursos;
  • Tirar passaporte;
  • Matricular-se em escolas e universidades;
  • Emitir carteira de trabalho e outros documentos que exigem a apresentação do certificado do serviço militar;
  • Exercer cargos públicos, eletivos ou de nomeação;

Após fazer todo esse procedimento, é necessário aguardar a determinação  que será expedida no site. Alguns são chamados para servir o quartel da marinha, exército ou aeronáutica, enquanto que outros, são dispensados. No momento do alistamento é possível informar qual é a vontade do candidato. No entanto, são aceitos somente caso haja vagas e o candidato possa se enquadrar no perfil exigido.

Os homens que mudaram de cidade depois de fazer o alistamento militar devem comparecer a junta do serviço militar munido do novo comprovante de endereço e documento de identificação.

alistamento militar

Porque o alistamento é obrigatório?

O alistamento militar é obrigatório e tem duração de 12 meses, mas pode ser reduzido por 2 meses e prorrogado por até 6 meses.

Muitos homens tem dúvidas de o porquê o alistamento é obrigatório, entretanto, é um ato de preparação em caso de guerras. Todos os militares que já deram baixa podem ser chamados a cada 5 anos, caso haja uma guerra em que o país esteja envolvido.

Dispensa do serviço militar

Existem algumas condições em que o homem pode ser dispensado do serviço militar, são elas:

  • Excesso de contingente;
  • Portadores de deficiência física ou mental;
  • Questões religiosas mediante apresentação de comprovação;
  • Incapacidade moral, homens que tiveram sentenças judiciais por crime doloso;
  • Arrimo de família (homens casados, ser pai ou ser o responsável por sustentar a família);

Todos os homens devem fazer o alistamento militar, as mulheres são isentas, em tempos de paz. Em países que vivem em guerra, todos são convocados para lutar.

No Brasil, é muito comum a dispensa por excesso de contingência, já que existe um número de alistados muito maior do que a quantidade de vagas. Os que foram dispensados não podem se alistar novamente para servir, pois o processo é feito uma vez na vida, unicamente. Para os homens que desejam seguir carreira militar e foram dispensados, podem fazer concurso público para a polícia militar.

Certificado de dispensa

Para retirar o certificado da dispensa é preciso comparecer a Junta de Serviço Militar e participar de uma cerimônia cívica de juramento a bandeira. Esse é um documento que o homem vai precisar para a vida toda, pois em algumas situações, ele poderá ser solicitado, como em situações de guerras e conflitos civis.

Caso o jovem seja chamado para servir, deverá comparecer no próximo ano a uma comissão de seleção das forças armadas (marinha, exército ou aeronáutica) para concorrer a incorporação no quartel.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply