Aditamento FIES – Prazo, Primeiro e Segundo Semestre. Como fazer? (Passo a Passo)

O aditamento FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é a uma data limite para renovação do contrato de financiamento e atualização dos dados cadastrais. O processo deve ser feito duas vezes ao ano, no final de cada semestre do ano letivo. Quem perder a renovação do FIES pode perder o direito ao financiamento.

O prazo para a renovação de contrato em 2018 foi prorrogado do dia 10 de maio para o dia 25 de maio, de acordo com a publicação no Diário Oficial da União. A data prevista para atualização no segundo semestre do ano ainda não foi divulgada. O aditamento simples pode ser feito diretamente pela página oficial, na internet. Veja aqui o passo a passo de como fazer.

aditamento FIES prazos

Prazo Aditamento FIES

O aditamento do FIES não pode ser feito em qualquer momento. Existe uma data de abertura e fechamento para a renovação dos seus dados. Esse período em que os alunos devem fazer as devidas atualizações dura sempre três meses. É muito comum que o prazo coincida com o período de matrícula e rematricula dos cursos das principais universidades.

O prazo de aditamento do FIES é determinado pelo MEC (Ministério da Educação). Para a realização do processo, basta ter em mão alguns documentos pessoais e acesso à Internet, uma vez que a atualização deve ser feita pelo site do SisFIES:

  • Aditamento  FIES  primeiro Semestre – De 1° de Janeiro até 30 de abril (2018);
  • Aditamento  FIES segundo Semestre – De Julho a 30 de Novembro (2018) – data ainda não foi confirmada.

Perdi o prazo do aditamento do FIES – O que fazer?

Se você perdeu o prazo do aditamento FIES 2018, saiba que o MEC costuma prorrogar os prazos, a chamada dilatação FIES. No caso do primeiro semestre de 2018 ano a renovação foi prorrogada em 15 dias úteis, por exemplo.

Para entrar nessa fila de pessoas que se esqueceram de renovar as informações e continuar com o financiamento, é preciso fazer uma solicitação pelo site ou na própria universidade, o pedido de aditamento. De acordo com dados do SisFIES, ela pode ser solicitada até o dia 31 de março de 2018.

Aquele que não fizer o aditamento do FIES fica em situação irregular com o programa, havendo risco de perder o financiamento. As datas limites precisam ser respeitadas, para garantir a continuidade do aluno no curso escolhido.

Como fazer o aditamento – Passo a Passo

Existem duas formas de fazer a renovação de contrato. Quem não tem nada para alterar no contrato pode optar pelo aditamento simplificado, em que somente a atualização pela Internet já é válida.

Já se houver necessidade de alteração de dados ou quiser fazer alteração nas cláusulas, renegociar dívidas e o próprio financiamento, será necessário um processo mais complexo. Veja abaixo como fazer:

  1. Acesse o site do SisFIES;
  2. Vá na parte de atualização cadastral:
    aditamento site FIES
  3. Confira as informações:
    aditamento fies simplificado como fazer
  4. O Sistema enviará uma mensagem lhe informando se o seu aditamento é simplificado ou não:
    confirmar aditamento fies
  5. Recorra às medidas necessárias para a realização do aditamento, informado pelo sistema do FIES;
  6. Se for simplificado, vá na parte de “Aditamento” do site;
  7. Confirme seus dados cadastrais;
  8. Confirme a finalização do aditamento do semestre.

Se você ou o sistema alterar os dados do seu contrato (você receberá uma mensagem do SisFIES) será preciso comparecer à CPSA. Estas unidades  podem ser encontradas dentro da universidade ou faculdade que o aluno frequenta.

Já na unidade, será preciso assinar a documentação de matrícula novamente e depois ir até a Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, para regularizar a situação do seu financiamento.

Quando fazer este tipo de procedimento?

  • Se você está inadimplente com o programa;
  • Se o SISFIES entrar em contato com você;
  • Se houver dados cadastrais para alterar;
  • Se quiser renegociar valores;
  • Se houver alteração de endereço residencial;
  • Se houver alteração do curso de graduação (mesmo que o valor seja o mesmo);
  • Se houver mudança de agência bancária;
  • Se houver perdido a renovação semestral do último semestre.

Atenção! Para quem estiver com boletos atrasados no financiamento é possível retirara a segunda via pela internet. Veja aqui como conseguir o boleto atualizado Caixa.

Aditamento Simplificado

Se nada precisa ser alterado, mas o estudante quer somente comunicar que continua realizando o curso e quer dar continuidade ao financiamento, então, poderá recorrer ao método de aditamento FIES simplificado. Nesse caso:

  1. Vá até o CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da sua instituição de ensino;
  2. Leve consigo os documentos de matricula e identificação pessoal;
  3. Atualize seus dados e pronto, estará regularizado.

Fique atento, pois a maior parte das universidades, para fazer a renovação semestral, obrigatoriamente são marcados horários ou datas limites para que os estudantes levem a documentação.

Lista de Documentos necessários

Se for necessária a realização do aditamento não simplificado, leve consigo para a apresentação na Caixa e no CPSA os seguintes documentos:

  • RG do fiador e do estudante;
  • CPF do fiador e do estudante;
  • Comprovante de residência atualizado do fiador e do estudante;
  • Certidão de Casamento (se houver);
  • Termo de concessão de bolsa parcial (no caso de Prouni);
  • Comprovante de rendimentos do fiador;
  • DRM do estudante.

Problemas no Aditamento?

Se houver qualquer problema no momento de atualização cadastral, será necessário recorrer à instituição em que o aluno estuda para solicitar informações de como proceder em cada caso sem perder os prazos oficiais definidos pelo MEC para o aditamento do FIES.

Quer entender melhor como funciona e fazer a sua inscrição para o FIES? Então clique no link e confira detalhes do processo de financiamento estudantil feito pela Caixa ou Banco do Brasil.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply