Agência de Pautas da Responsabilidade Social
Bem-vindo ao site PautaSocial.com.br

Receba, diariamente, o conteúdo da Pauta Social por e-mail:


Se você já é cadastrado, informe seus dados abaixo para dar login:

E-mail:
Senha:




 

  PAUTAS


4/11/2014

 ESTUDANTES DE SALDANHA MARINHO APRENDEM A CUIDAR DO PLANETA

Objetivo de promover o conhecimento e estimular atitudes sustentáveis


Aprender brincando. Foi desta forma que mais de 330 estudantes e 45 professores de oito escolas públicas municipais e estaduais de Saldanha Marinho embarcaram nos encantos das lições educativas ambientais da Caravana RGE – Educando para a eficiência, na última sexta-feira (31). Com a sua proposta de transmissão de conhecimento, cultura e informação, a partir de uma abordagem pedagógica lúdica e interativa, o Projeto proporcionou à comunidade escolar esta maneira diferente e nobre de aprender ou até mesmo rever hábitos e atitudes, a fim de serem levados para o dia a dia e passados às gerações seguintes.

A eficiência energética, o uso seguro da energia elétrica e a conservação dos recursos naturais são os temas da iniciativa socioeducativa desenvolvida pelo Programa de Eficiência Energética da RGE (PEE-RGE), nas comunidades dos municípios da área de concessão da RGE. Em Saldanha Marinho, os educadores levaram os seus alunos ao Ginásio Municipal de Esportes Edmundo Rohrig para participarem do Projeto, embasados na capacitação teórica e prática e nos materiais didáticos exclusivos recebidos durante o Seminário Regional de Educação, realizado no Colégio Estadual Missões, em Santo Ângelo, no mês de agosto, para mais de 250 professores de Saldanha Marinho e de mais 11 municípios da região.

Educadores e suas turmas acompanharam a personagem Lúcia em uma "Viagem ao mundo da eletricidade", após interagirem pelos experimentos científicos que caracterizam fontes e processos de geração de energia e seus desdobramentos quanto à economia, uso seguro, conservação e particularidades, entre outros pontos. Também prestigiou as ações da Caravana RGE no município, o prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles do Amaral; o vice-prefeito, Selmo Damiani e a Secretária de Educação, Cultura e Desporto do município, Silvani Maria Rauber Jorgensen.

Até dezembro, a proposta educativa percorrerá mais 100 municípios gaúchos. O objetivo é atender 600 escolas e envolver 70 mil alunos e 7 mil professores nas atividades, onde todos os participantes recebem materiais didáticos para que a temática abordada continue sendo trabalhada nas escolas. Dentre as três edições do Projeto (2010, 2012/2013 e 2014), todas as cidades da área de atuação da concessionária terão sido contempladas com a proposta educativa. Até o final do mês de setembro deste ano, durante a terceira edição, mais de 480 mil pessoas participaram das atividades do projeto socioeducativo.

Concurso Educativo

Após as ações em Saldanha Marinho, os estudantes do ensino fundamental do município foram convidados a participar do Concurso da Caravana RGE, inscrevendo um trabalho referente à temática abordada pelo projeto. Aluno, professor orientador e também a escola dos vencedores recebem premiação. Mais informações no www.caravanarge.com.br.

A RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de cidades do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Programa de Eficiência Energética

O projeto Caravana RGE - Educando para a eficiência faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE), existente há 15 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversas outras ações, dentro dos projetos: RGE na Comunidade; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 122.781.607,00 em 65 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 78.576 kW e de Energia Conservada de 268 GWh/ano.

CONTATO

Nome: Luciane Nunes
Fone: 51 3391.4515
Empresa: Axis Mundi Conceito Desenvolvimento
Pauta incluída por: Redação
Clique aqui para maiores informações

  OUTRAS PAUTAS DO DIA 4/11/2014


FEIRA RITTER GOURMET ESTIMULA O SABOR PELO EMPREENDEDORISMO

Alunos do curso de Administração da UniRitter participam de um desafio

CARAVANA RGE ENSINA E DIVERTE EM CRISTAL DO SUL

Ações educativas desenvolvidas à rede pública de ensino



hoje todas